mocamique
Durante este trabalho em curso abordar-se-á sobre o modo como era encarada a história nos séculos XIX. Dentro destes períodos ficará claro sobre as diferentes posições defendidas pelos demais autores de cada período, embora com certas correlações entre eles.
Esta corrente historiografia, foi marcada por dois grandes acontecimentos: A revolução burguesa na França e a revolução industrial na Inglaterra.
Deixar-se claro também no que tange as características dos mesmos períodos, numa visão mais geral, e em certas vezes esclarecendo alguns pormenores achados importantes.
HISTORIOGRAFIA DO SÉCULO XIX
Historiografia Romântica
Esta corrente historiografia, foi marcada por dois grandes acontecimentos: A revolução burguesa na França e a revolução industrial na Inglaterra. Antes da revolução francesa, existia na França uma estratificação social composta por clero, nobreza e terceiro estado. Era governada por um regime absolutista onde o clero e a nobreza chamavam a si todos os poderes, enquanto as massas (San Collotes) não tinham nenhum direito vivendo numa pobreza estrema.
Segundo GOMES (1988:168), “com a revolução industrial, os comerciantes foram acumulando muitos capitais formando assim a classe intermédia- a burguesia. Com o decorrer do tempo, esta burguesia estando economicamente forte ambiciona o poder”. Sendo assim, com a ajuda do terceiro, a burguesia consegue derrubar o clero e a nobreza do poder. Uma vez no poder a burguesia esquece-se do terceiro estado deixando esta ainda numa vida dissoluta, o que semeia-lhes uma insatisfação. Foi assim que, organizados, os San Collotes derrubaram a burguesia e passou a classe média. Portando o Romantismo vai conhecer três sobcorrentes:
Romantismo conservador
Defendido por: Chateaubriand, Joseph Maistre, De Bonald.
Aguçados pela nostalgia, ambicionam voltar o retomar a idade média, pois foi a altura em que eles tinham maior expressão (o clero e a