Vidro
Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. É uma substância que, quando transformada, está presente em todos os locais nomeadamente casas, restaurante, hospitais, farmácias, laboratórios, entre outros sendo impossível dissociá-lo do nosso dia-a-dia.
Produção do vidro
Para a produção de um vidro, mistura-se a areia branca (SiO2), calcário (CaCO3) e carbonato de sódio (NaCO3). Esta mistura é aquecida a temperaturas de cerca de 1400 ºC até fundir, seguida de um arrefecimento. Deste processo obtém-se uma liga transparente e amorfa, que identificamos sob a designação de vidro. No nosso país, o vidro é produzido na Companhia Vidreira de Moçambique, localizada na Machava, cidade de Matola.
Propriedades físicas do vidro
O vidro é uma substância amorfa, rígida, dura e transparente. É insolúvel em água e nos ácidos ou bases, excepto no ácido fluorídrico. O vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
Tipos de vidro * Vidro para embalagens - garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde; * Vidros para a construção civil - Vidro plano - vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum; * Vidros domésticos - tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro; * Fibras de vidro - mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento; * Vidros técnicos - lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório (principalmente o vidro borossilicato), para