vidro
VIDROS
Bruna Cardoso Flores
Canoas – RS
Maio/2015
VIDROS
1. Definição
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador, possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica, suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm2.
Sílica (72 %) ( SiO2)
Matéria prima básica (areia) com função vitrificante. Potássio (0,3%) ( K2O) Alumina (0,7%) ( Al2O3)
Aumenta a resistência mecânica. Sódio (14%) ( Na2SO4) Magnésio (4%) ( MgO)
Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica. Cálcio (9%) ( CaO)
Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos. A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão. Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.
2. Características
Transparente
Duro
Impermeável
Isolante térmico
Baixo nível de condutividade térmica
Reciclável
Recurso abundante na natureza
3. Principais Propriedades
Propriedades Físicas: As propriedades intrínsecas e essenciais do vidro são transparência e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes de acordo com o uso que é colocado ao material. Os vários fluidos e modificadores que são introduzidos para facilitar a manufactura, tem efeito nessas propriedades, e o desenvolvimento do design do vidro tem identificado uma larga série de composições para permitir a realização de específicas propriedades físicas.
As principais propriedades significantes são:
Índice de Refracção: A medida da quantidade de luz que é “flexionada” quando passa através do vidro e é