Historia da Educação
Como podemos observar a primeira república foi um período no qual se colocou em questão o modelo educacional herdado do império, que privilegiava a educação da elite- secundário e superior. Neste período os ideais republicanos viram-se frustrados.
A educação elitista entrou em crise na década de 1920, além de tantos outros setores da vida brasileira tais como: econômico, político, cultural e social.
E isto desembarcou a revolução de 1930, que gerou várias transformações que avançaram o processo educacional brasileiro.
Em meio destas transformações ocorreram grandes discussões e debates. Uma grande discussão foi porque o modelo existente da educação brasileira dava ênfase na formação das elites, e propunha-se a instituição de um sistema nacional de educação, com ênfase na educação básica no ensino primário, mas formando um todo articulado, do primário ao superior.
Eles acreditavam que através de discussões e debates poderiam modificar a sociedade, e os principais fatos que contribuíram foi a fundação da Associação brasileira de educação(ABE) em 1924. Outro debate importante foi sobre inquérito sobre a educação promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo e levado a efeito por Fernando de Azevedo, em 1926.
Sobre os objetivos predominantes, temos que o curso secundário existia em função do curso superior, funcionava mais como preparatório para o ingresso do ensino superior. Entretanto vemos que em 1911, tem o foco voltado mais a parte pratica, ou seja para exigências da vida, e não só para o ingresso no ensino superior.
No final da primeira república, na parte educacional, pouco ou nada havíamos avançado em relação ao final do império, continuávamos sem um sistema nacional de educação, o governo não fazia nada sobre o ensino primário, o ensino secundário continuava irregular, não seriado e com objetivos antigos.
Com a revolução de 1930, quando alguns reformadores educacionais da década anterior começaram a