EMIGRACAO LABORAL DE DISTRITO DE CHIBUT Hellip
18391 palavras
74 páginas
UNIVERSIDADE EDUARDO MODLANEFACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
EMIGRAÇÃO LABORAL DA LOCALIDADE DE MUKHOTWENE PARA ÁFRICA DO SUL E SEU IMPACTO NO RENDIMENTO DO AGREGADO FAMILIAR
Nelson Olímpio Chilengue
Maputo, 2014
Nelson Olímpio Chilengue
EMIGRAÇAO LABORAL DA LOCALIDADE DE MUKHOTWENE PARA A ÁFRICA DO SUL E SEU IMPACTO NO RENDIMENTO DO AGREGADO FAMILIAR
Supervisor: Prof. Doutor Ramos Muanamoha dra. Dinasalda Santana de Ceita
Para muitas pessoas, em todo o mundo, sair da sua cidade natal, ou da sua aldeia, poderá ser a melhor – ou, às vezes, a única – opção para melhorar as suas oportunidades de vida. Com efeito, a mobilidade humana poderá melhorar bastante os rendimentos e os níveis de educação e de participação de cada indivíduo, bem como das suas famílias, assim como as perspectivas futuras dos seus filhos (PNUD, 2009).
DECLARAÇÃO
Eu, Nelson Olímpio Chilengue, declaro que esta monografia nunca foi publicada e nem apresentada, na sua essência, para obtenção de qualquer grau, e que ela constitui resultado de um trabalho árduo por mim feito na recolha (por inquérito), análise e interpretação de dados sobre emigração laboral na Localidade de Mukhotwene, no Posto Administrativo de Chaimite, Distrito de Chibuto. Todas as fontes que serviram de base para a realização do presente trabalho constam na bibliografia.
_____________________________________________________
(Nelson Olímpio Chilengue)
DEDICATÓRIA
Pode ter-se três irmãos, primo(a)s, amigos(as), entre outros, mas nunca mais que dois progenitores. Por isso, primeiro dedico este trabalho ao meu pai (falecido) Olímpio Joaquim Chilengue e a minha mãe Mafalda Alberto Moiane.
A minha irmã Madalena Chilengue, irmãos Arlindo Chilengue e em especial a Ostázio Chilengue, que ainda jovem teve que deixar de estudar para fazer negocio com objectivo de pôr comida na mesa bem como sustentar os meus estudos.
Por fim, dedico também a