Mitos e verdades sobre o forno de microondas
MITOS E VERDADES SOBRE
O FORNO DE MICROONDAS
nomes
PORTO ALEGRE, 2013.
TEMA
Destacar as vantagens e facilidades do uso de um forno de microondas. Assim como também representar e provar o perigo que podem acontecer a usuários que utilizam essa ferramenta tanto durante o aquecimento como após o aquecimento dos alimentos.
JUSTIFICATIVA
O forno de microondas trás muitas facilidades em nossa atual sociedade desde a sua invenção. As mídias “apresentam” essa ferramenta como uma maneira mais prática na função de aquecer diversos alimentos.
Hoje em dia está presente em quase todos os lares, e muitas pessoas o utilizam sem ter o conhecimento dos riscos que pode haver. Também a ausência de pesquisas científicas nessa área, está causando dúvidas e polêmicas no mundo todo sobre o assunto. Segundo a nutricionista Bárbara Rodriguez, o ideal é usar o microondas o mínimo possível, pois as moléculas dos alimentos não foram feitas para vibrar nos níveis impostos pelo cozimento do aparelho.
Também há argumentos que não se sabem se é mito ou verdade, como:
-Forno de microondas causa câncer.
-Cozinhar no fogo é mais saudável.
-Recipientes não aquecem no forno de microondas.
-Comida feita no microondas não é segura.
Porém, cada fonte de informação, cada especialista e pesquisador possuem opiniões e conclusões diferentes sobre o assunto. Devemos pesquisar e investigar, buscando nossas próprias conclusões.
OBJETIVOS
O objetivo do trabalho é investigar como funciona o aquecimento dos de alimentos no microondas, e levantar uma hipótese a partir de pesquisas e experimentos sobre o porquê de tantos mitos e argumentos em relação a esse eletrodoméstico e a saúde.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O forno de microondas é como qualquer outro forno, a única diferença dele para os fornos convencionais é que