teste
Capítulo 01 – O Produto
O Software de computadores se tornou uma força motora. É o motor que dirige a tomada de decisão nos negócios. Serve de base à moderna investigação científica e às soluções de problemas de engenharia. É um fator chave que diferencia os produtos e serviços modernos. Está embutido em sistemas de todas as naturezas. O software é virtualmente inevitável no mundo moderno. E à medida que entramos no vigésimo primeiro século, irá se tornar um motor para novos avanços em tudo, da educação elementar à engenharia genética.
O impacto do software em nossa sociedade e cultura continua a ser profundo. À medida que sua importância cresce, a comunidade de software tenta continuamente desenvolver tecnologias que tornem mais fácil, mais rápido e menos dispendioso construir programas de computador de alta qualidade. Algumas dessas tecnologias são dirigidas a domínios específicos da aplicação. Outras se concentram em um domínio tecnológico e outras ainda são mais abrangentes.
Pessoas apostam seus empregos, seu conforto, sua segurança, sua diversão, suas decisões e suas próprias vidas nos softwares de computadores. Ele precisa estar certo.
A Tecnologia abrange um processo, um conjunto de métodos e ferramenta, que nós chamamos de engenharia de Software.
1.1 O Papel Evolutivo do Software
O Software é o produto e ao mesmo tempo, o veículo para entrega do produto. Ele é um transformador de informação – produzindo, gerando, adquirindo, modificando, exibindo ou transmitindo informação. Como veículo, o Software age como uma base de controle do computador (sistemas operacionais), para a comunicação de informações (redes) e para criação e o controle de outros programas (ferramentas e ambientes de Software).
O Software entrega o mais importante produto de nossa época – a informação. Ele transforma dados pessoais de modo que possam ser mais úteis em determinado contexto; gera informação comercial para melhorar a competitividade;