Fisica geral
A telefonia celular, além de abrir uma nova era nas telecomunicações, ao permitir a troca de informações entre pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora e a baixo preço, trouxe também uma preocupação maior com os possíveis efeitos nocivos à saúde provocados pelas radiações eletromagnéticas.
A "poluição eletromagnética" existe há muito tempo, sobretudo nas grandes cidades, onde antenas transmissoras de TV e FM irradiam energia eletromagnética.
Mas a população em geral nunca se preocupou com a presença dessas antenas.
Quando muito, houve reclamações pelo fato de uma ou mais dessas antenas causar interferência na recepção de rádio ou tevê.
Alguma preocupação surgiu com o uso de fornos de microondas, já que se tratava de trazer para dentro de casa um gerador de microondas com potência suficiente para cozinhar alimentos. A par de normas de segurança baseadas em conhecimentos científicos, criaram-se mitos e fantasias que hoje fazem parte do folclore dos fornos. Mais recentemente, com o advento da telefonia celular, caracterizada pelo número rapidamente crescente de torres metálicas localizadas em zonas residenciais, a população tomou conhecimento da vizinhança indesejável de fontes emissoras de radiação eletromagnética que fugiam ao seu controle. Pior ainda, foi ter que aceitar o fato de que os aparelhos telefônicos celulares além de receber, emitem ondas eletromagnéticas cuja energia é em parte absorvida pela cabeça do usuário.
Daí decorreu o crescente interesse da população por informações sobre os efeitos biológicos das ondas eletromagnéticas. As fontes de informação são inúmeras e é certamente difícil, para a população em geral, selecionar as informações corretas, bem fundamentadas e rejeitar informações incorretas ou fantasiosas. 2.- A verdade científica
Diante da grande quantidade de informações - muitas vezes contraditórias - sobre
os