Mitos sobre motivação
Este trabalho tem como objetivo principal mostrar teorias e fatores que ajudam a aumentar a motivação dentro de um ambiente de negócios altamente competitivo.
Através de uma pesquisa de clima organizacional realizada na Peugeot obtivemos uma idéia sobre a importância de se manter motivado em meio à competição do mercado atual.
Este trabalho ainda nos trás algumas dicas para motivar sua equipe baseado em conselhos de grandes administradores.
1- MOTIVAÇÃO
Motivação do Latim movere mover designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanos a condição do organismo que influencia a direção orientação para um objetivo do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva a ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação e por que o individuo se comporta da maneira como ele faz. O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliem a compreender, porque seres humanos e animais em determinadas situações especificas escolhem. Iniciam mantém determinada ações.
A motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo individuo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseios, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.
2- A TEORIA DE MOTIVAÇÃO POR MASLOW
Entre as diversas atividades realizadas pelo Gerente de Projetos, a motivação da equipe é uma que nem sempre recebe a atenção devida. Gerentes menos experientes se voltam excessivamente para as atividades mais técnicas para obter resultados rápidos, e se esquecem que as tarefas são (normalmente) executadas por pessoas, que podem ter seus próprios critérios e prioridades.
Existem varias teorias para a motivação, e uma das mais aplicadas é a de Maslow.
Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia.
De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas