Teoria da motivação e liderança
LIDERANÇA
A caracterização do Homem Adminstrativo:
Homem Administrativo
Procura a “maneira satisfatória” e não a melhor maneira de fazer um trabalho.
Concepção que parte da suposição de que as p essoas são motivadas, simultaneamente, por recompensas e incentivos salariais/materiais e por recompensas e incentivos sociais e simbólicos, que se alternam ao longo da vida. O comportamento administrativo não é otimizante nem procura a melhor maneira, mas satisfaciente, pois procura a maneira satisfatória entre aquelas que conseguir comparar.
Comportamento administrativo é satisfaciente (“ satisficer”) e não otimizante, pois o homem administrativo toma decisões sem poder procurar todas as alternativas possíveis: não procura o máximo lucro, mas o lucro adequado; não o preço ótimo, mas o preço razoável.
“Satisficer”: o homem que considera suas satisfações contentando -se com o que está a seu alcance, mesmo que seja um mínimo, mas que na situação ou no momento, representa para ele o máximo.
Processo decisório → coleta e processamento de informações → alternativas limitadas. Organizações → solução satisfatória e não solução ótima.
Síntese: homem administrativo → Processo decisório:
1. O tomador de decisões evita a incerteza e segue as regras padronizadas da organização para tomar suas decisões.
2. Ele mantém inalteradas as regras e as redefine somente quando sob pressão ou crise.
3. Ajustamento lento no processo de mudanças. Modelo atual X condições modificadas.
TEORIAS DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Motivação: disposição de exercitar um nível persistente e elevado de esforço na direção de metas organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer uma necessidade individual.
É alguma força direcionada dentro do s indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.
Liderança: é um processo de influenciar as atividades