Motivação e liderança
O trabalho não deve mais ser visto como algo penoso, pelo contrário, como o foco agora são as pessoas, as relações interpessoais precisam de atenção especial.
Hoje, uma organização para ter sucesso e manter-se no Mercado precisa valorizar seu clienet interno, ou seja, seus colaboradores que como todo cliente teem necessidades e desejos a serem satidsfeitos.
Outra mudança está na função do administrador que deixou de ser visto como chefe/patrão e tornar-se ou agir como líder, com o papel de planejar, de implanter, de avaliar, de estimular, de coordenar.
O lider agora tem função decisive na organização, visto que dele dependem as decisões e os rumos que cada um deverá tomar no trabalho. Ele tem sobre si a responsabilidade de promover a criatividade e os talentos de cada colaborador, além de mantê-los motivados e satisfeitos no ambiente organizacional e atingir as metas a que a empresa se propos.
Sendo assim, precisamos ficar atentos às mudanças constanes do mercado adaptando nossas retinas para que tenhamos êxito em nosso trabalho.
Conforme Stefano e Ferracioli (2004), ambiente de trabalho é o termo referente a um conjunto de técnicas para entender, mudar e desenvolver a força de trabalho de uma organização, afim de melhorar a sua eficácia e, conseqüentemente, o clima organizacional existente na empresa.Existem muitos programas motivacionais em empresas de grande porte, nos quais os colaboradores podem participar de maneira constante, sendo que estes programas são ferramentas que auxiliam na melhoria do clima, porém percebe-se que em empresas de pequeno porte, e muitas delas familiares, não há tal preocupação, sendo explicita a inexistência de clima organizacional favorável ao colaborador.
Neste sentido