Administrador
TEORIA DE TOLSTOI
“O líder é fruto das circunstâncias e que seus atos são tão conduzidos quanto os de seus liderados”, essa opinião diminui a força da liderança. Até que ponto o líder conduz os liderados porque os convenceu de que devem desejar os objetivos que ele promete atingir ou é aceito como líder porque promete alcançar os resultados que os liderados já desejavam, em função de circunstâncias para as quais pouco contribuiu? O certo é que circunstâncias diferentes requerem líderes com características diferentes.
TEORIA DE KOUZES E POSNER Afirmam que não faz sentido falar sobre liderança se não acreditarmos que as pessoas podem fazer a diferença na vida dos outros. A força interior que mobiliza as pessoas - a motivação intrínseca.
A IMPORTÂNCIA DO LÍDER
Líderes são pessoas humanas com qualidades e defeitos.
São muito mais importantes nas situações instáveis.
São agentes de mudança e devem ser capazes de inspirar coragem a seus seguidores.
Uma empresa que tenha falta de liderança tem poucas chances de sobreviver.
PODER
Conforme Max Weber, poder é a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos, fazendo que aconteça aquilo que a pessoa quer, a despeito de obstáculos ou oposições, ou como sendo a capacidade para influenciar decisões, pessoas e o uso de recursos.
TIPOS DE PODER :
Poder Legítimo: é o conferido pela posição ocupada na organização.
Poder Referente: é a influência exercida pelo líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele, em função de suas qualidades como caráter, a força, personalidade entre outros.
Poder do Saber: é baseado nos conhecimentos que a pessoa tem. Inclui o conhecimento técnico, a experiência