Mitos e Verdades sobre a ISO 9001
Sumário
Entre certificações, não-conformidades e relatórios, há uma infinidade de dúvidas e mitos entre os que utilizam a ISO 9001 no dia a dia. São ideias falsas e muitas vezes fantasiosas que acabam por transformar a certificação num bicho de sete cabeças – e quem perde com isso é a empresa como um todo.
Introdução
O que é a norma ISO 9001?
A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A Certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.
A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de atividade.
Mito ou
Verdade?
Implementar a ISO 9001 é algo extremamente burocrático e tudo tem de ser registado nos mínimos detalhes
Mito!
O passo a passo para um processo existe; porém, detalhes não precisam ser especificados, caso contrário os manuais seriam verdadeiras enciclopédias. Quanto à burocracia, sim, ela existe, mas de forma a auxiliar o trabalho, e não é algo exagerado.
Mito ou
Verdade?
Certificação ISO 9001 é algo difícil de conseguir
Verdade.
Se fosse fácil, qualquer empresa teria. E as dificuldades encontradas muitas vezes são referentes às mudanças necessárias para se obter o certificado. Não somente mudanças nos processos, mas também na cultura da empresa. Porém, uma vez conquistado, os resultados aparecerão. Ou seja, é algo extremamente positivo e lucrativo para a
empresa.
Mito ou
Verdade?
Apenas as grandes empresas podem utilizar a ISO 9001
Mito!
Qualquer organização pode implementar o sistema, seja pequena, média ou grande. Há casos na Europa de organizações com menos de cinco funcionários que utilizam a ISO
9001. Empresas formadas por duas pessoas já foram