Minorias: um breve estudo sobre o que são minorias.
Com o crescimento cada vez maior da globalização, as culturas têm sofrido alterações nas identidades culturais ocasionando uma espécie de rotulação mundial da cultura ou uma globalização cultural. Em uma sociedade consumista os meios de comunicação em massa determinam o que devemos vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, comer, entre outras imposições.
Com esta padronização cultural, existem no mundo vários grupos com práticas culturais, religiosas peculiares, são grupos diferentes que se denominam minorias, correspondem a grupos ou nações que lutam por seus ideais, o primeiro, luta pelo respeito e cidadania, o segundo aspira por sua independência territorial, cultural, religiosa e política, para defender os interesses de suas peculiaridades. As minorias não se compõem apenas de nações em busca de sua independência territorial, existem minorias inseridas em praticamente todas as sociedades. A situação de exclusão e/ou discriminação provoca o surgimento de organizações que buscam dignidade e respeito através de ações políticas.
A sociologia conceitua o termo minoria como grupos numericamente inferiores que estão em desvantagens sociais se comparados com a maioria, a população majoritária, sendo objeto de preconceito do grupo dominante. Quando os sociólogos usam a expressão minoria não se referem ao caráter apenas numérico, mas sim à posição subordinada do grupo dentro da sociedade, pois o termo minoria é usado para expressar a situação de abandono em que se encontram os membros deste grupo que comumente são isolados dos demais.
MINORIA (RACIAL, CULTURAL, NACIONAL). Grupo racial, cultural ou de nacionalidade, autoconsciente, em procura de melhor status compartilhado do mesmo habitat, economia, ordem política e social com outro grupo (racial, cultural ou de nacionalidade), que é dominante (ecológica, econômica, política ou socialmente) e que não aceita os membros do primeiro em igualdade de condições (Pierson).
OSBORNE, Richard. Dicionário de