Participação popular efetiva em meio aos apelos de democracia e cidadania
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA E SUAS EVOLUÇÔES HISTÓRICAS 4
2.2 PAPEL DAS “MINORIAS” NA COSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESO DE CIDADANIA E DE DEMOCRACIA. 7
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Na história do povo brasileiro nunca se falou tanto em cidadania, em democracia e em direitos humanos como nas últimas décadas, fato que se desenvolve após o termino dos governos militares, período de mutilação da cidadania.
É com a Constituição de 1988, a mais liberal e democrática da história do país, os direitos foram ampliados em todas as dimensões: civil, política, social e cultural. Ela ficou conhecida como "Constituição Cidadã". Mas não há cidadão , que não seja cidadão de um Estado. Assim, o conceito da cidadania está estreitamente associado à democracia
Presente trabalho, em sua primeira parte, apresenta breves reflexões sobre a Cidadania e Democracia e suas evoluções históricas.
O jogo palavras “maioria”, “minoria” pode provocar uma confusão. Devemos reconhecer o direito das minorias não pelo que conquistaram, mas pelo que sofreram no passado. Quem são essas minorias que lutaram no passado para conquistar a liberdade e direito de viver numa sociedade democrático, sendo reconhecidos como cidadãos? A resposta para este questionamento procura ser dada na segunda parte desse trabalho, entitulada Papel das minorias na construção histórica de Cidadania e de Democracia.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA E SUAS EVOLUÇÔES HISTÓRICAS
As origens da cidadania e da democracia podem ser encontradas nas civilizações greco-romanas, muito antes do surgimento do Estado Moderno. E apesar de estas civilizações apresentarem um modelo restritivo, pois a participação na polis ou na civitas era exclusiva de alguns homens que sendo titulares de direitos políticos participavam do funcionamento da cidade-estado o que excluía os escravos,