Multiculturalismo e Educação
CENTRO DE HUMANIDADES- CH
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS
DISCIPLINA: Estudos Soc. Hist. E Cult. Da Educação
PROFESSOR(a): Marcos Lima
DISCENTES: Caetano Holanda
Livia Sanguinetti
Multiculturalismo e Educação
Sumario
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1 Cultura
2.2. Multiculturalismo
2.3 As minorias
3. Referencias
Introdução:
Quando pensamos em multiculturalismo logo nos vem à mente a palavra cultura. E ela está inserida em nosso cotidiano. Para entendermos melhor todas as nuanças do tema abordado, faz-se necessário um breve passeio sobre os conceitos de cultura ao longo da história. Desde a sua concepção original, de cultura como sinônimo de agricultura e cultivo, técnica usada por nossos ancestrais nômades para se fixarem em um local e assim se tornarem sedentários; até alguns conceitos filosóficos, antropológicos e sociológicos mais atuais.
Posto isso, também é importante a compreensão do conceito de minoria. Que não está ligado a termos quantitativos, mas sim uma certa qualidade do agir politico. Há minorias que têm muitas pessoas, no caso dos negros e das mulheres, e há minorias com um menor numero de pessoas, como os homossexuais. Trata-se de um determinado grupo que outrora permanecia calado pela opressão e, agora, passou a falar. Então, a inclusão de minorias não é nada mais que dar voz e ouvidos à parcelas da sociedade que antes não os tinha! Com toda essa abordagem, nos será mais perceptível as questões sociais que envolvem e entrelaçam a cultura. Perceberemos que a diversidade de culturas, ou seja, de crenças só tem à acrescentar em uma sociedade.
Veremos como educação está envolta dessa placenta chamada de cultura. Que o modelo de produção atual, o capitalismo, faz com que, infelizmente, hierarquizemos o diferente. Produzindo modelos a partir da sociedade, da mídia, da educação, que negam a diversidade. Nesta última, envolve