Graduanda
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA - ICHF
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA – PPGS
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGIA 1
DOCENTE: PROFa. DRa. TATIANA ROTONDARO
ALUNA: LEILA MARIBONDO BARBOZA
ESTUDO DA OBRA:
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. In Os Pensadores. Ed. Victor Civita. São Paulo, 1973.
O objetivo de Durkheim nesse texto é fundamentar a cientificidade da sociologia, em que o autor fundamenta elementos que irão delinear o método que sustentará sua teoria sociológica. Para tal, Durkheim construiu dois elementos para dar consistência à cientificidade da sociologia.
O primeiro elemento seria que a sociologia deveria ter um objeto de estudo, o qual se dá de maneira diferente da filosofia ou da psicologia. O objeto de estudo da sociologia é o fato social. A observação da sociedade se dá a partir da análise da coisificação do fato social, identificado no processo social. O autor descreve como essa observação deve ser procedida, em que a pesquisa e o objetivo detém um método específico.
O fato social é uma coisa independente da história, porém não é autônoma. Ou seja, o fato social é explicada a partir de uma ciência própria – a sociologia – e ao mesmo tempo necessita da história que contribuiu no seu processo. Dessa forma, Durkheim diz que o interior coletivo dos indivíduos é base para se analisar o fato social, em que a metodologia sociologia ao mesmo tempo que marca a divisão entre sociologia e história, está fundamentada na comparação histórica.
Durkheim constrói uma “fórmula geral do fato social”, que consiste em sua exterioridade em relação às consciências individuais; a ação coercitiva que exerce ou é suscetível de exercer sobre essas mesmas consciências. [...] o estado de independência em que se encontra em relação às suas manifestações individuais. (DURKHEIM, p.389)
Outro elemento importante para a cientificidade da sociologia é reconhecer um objetivo e um método científico