Mini projeto fonética
Fonética: É a ciência que estuda os sons da fala é em suas múltiplas realizações.
Fonologia: É a ciência que estuda os fonemas de uma língua ou seja, as unidades que tem em função de distensora no sistema lingüístico.
Fonema: Todo som capaz de estabelecer distinção significativa entre duas palavras de uma língua, sem apresentar no entanto significação própria, recebe o nome de fonema.
FONEMA E LETRA
Como já foi citado fonema é uma unidade sonora. A letra é a representação gráfica desta.Um conjunto de letra forma o alfabeto,e para transcrever os fonemas usamos barras obliquas.
EX: C/A/S/O= 4 fonemas, 4 letras
Precisamos ter muito cuidado para não confundir fonema com letra.
EX: Fique sossegado = S/O/SS/E/G/A/D/O
A palavra sossegado tem 9 letras e 8 fonemas, pois se repararmos iremos concluir que as letras ss representam um único fonema,e por isso são classificadas como dígrafos. Dígrafo é o conjunto de duas letras que representam um único fonema. Por isso devemos ter atenção pois nem sempre a quantidade de fonemas e letras em uma determinada palavra será igual, como em alguns casos.
EX: 1° As palavras m e n não representam fonema quando estão o final da silaba.
EX: C/A/N/T/A/M = K/Ã/T/Ã
2 ° A letra x pode representar vários fonemas:
Fixo: o x tem som de ks.
Exame: o x tem som de z.
Máximo: o x tem som de s.
Enxada: o x tem som de x.
Observação: a letra h não corresponde a nenhum som. É um símbolo em nosso alfabeto por força da etimologia e da tradição.
CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS
Os fonemas classificam-se em: vogais, semivogais e consoantes.
Vogais: São os sons que resultam da livre passagem da corrente do ar pela boca. Na língua portuguesa a vogal é a base da silaba. As vogais são classificadas em: a) quanto a zona de articulação, em:( anteriores, medias, posteriores). b) quanto ao timbre,em: ( abertas, fechadas). c) Quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, em: ( orais e nasais). d)