Mudança ortográfica 2009
Todos os textos produzidos a partir de 2009 terão de ser impressos segundo as novas regras linguísticas. Vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011. Segundo o jornal A Gazeta (04/01/2009), no Brasil, somente 0,5% das palavras sofrerão alteração, mas em Portugal, chegará a 1,5%.
ALFABETO:
O nosso alfabeto passa a ter 26 letras, incorporando k, w e y, porém com emprego restrito: em nomes próprios de pessoas e lugares (e seus derivados), em símbolos, abreviaturas, siglas e palavras adotadas como unidades de medida internacionais e em palavras estrangeiras incorporadas à língua: Franklin, darwinismo, Kuwait, km, show.
ACENTUAÇÃO:
• Cai o acento agudo dos ditongos ei e oi das palavras paroxítonas, passando-se a escrever: ideia, assembleia, proteico, apoio (verbo apoiar), heroico. Nas oxítonas, porém, o sinal permanece: fiéis, chapéus, heróis.
• O acento agudo desaparece nas palavras paroxítonas com i e u que formam hiato com a vogal anterior quando esta faz parte de um ditongo, como baiúca, feiúra que passam a ser baiuca, feiura. No entanto, o acento permanece nas palavras em que as vogais do hiato estiverem sozinhas ou seguidas de s (saída, faísca) e oxítonas (Piauí).
• As palavras terminadas em oo e eem perdem o circunflexo: hoje se escrevem enjôo, vôo, lêem, crêem, dêem e passam a ser enjoo, voo, leem, creem, deem. Porém, os verbos ter e vir e seus derivados continuarão tendo acento em eles têm, vêm, contêm para diferenciar do singular. Nas formas do singular, os derivados de ter e vir terão acento por seguirem a regra das palavras oxítonas: ele detém, intervém. • O acento agudo desaparece nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com u tônico precedido das letras q e g seguido de e ou i: hoje se escreve argúis e passa a ser arguis.
• Os verbos do tipo: aguar, apaniguar apaziguar, apropinquar, averiguar, desaguar, enxaguar, obliquar,