Snmpv1
O protocolo SNMP surgiu com a finalidade de auxiliar no processo de gerenciamento de grandes ambientes, foram criados vários outros, porem dentre eles o que se destacou foi o SNMP.
O SNMPv1 teve sua origem no SGMP (Simple Gateway Monitor Protocol) que está definida na RFC 1028. O protocolo SGMP surgiu como uma solução intermediaria para o gerenciamento de rede, o protocolo só lidava com a transmissão das variáveis, sem se importar com a segurança.
O SNMP teve sua versão formal com a RFC 1067, que também foi revista nas RFCs 1098 e 1157. Contendo esses documentos descrevem a estrutura das informações de gerenciamento (SMI) (RFC 1155), e uma estrutura de banco de dados (MIB) na RFC 1157, e a estrutura de do SNMP (RFC 1157), onde estão descritos os tipos de mensagens, formatos , entre outras informações.
Das Mensagens. Tipos de PDU e seus formatos
GetRequest: permite ler o valor de uma ou mais instancias de variáveis.
GetNextRequest: permite ler o valor de uma ou mais instancias de variáveis sem conhecer o nome exato da instancia.
GetResponse: retorna o resultado de uma operação de leitura.
SteRequest: permite atribuir o valor de uma variável.
Trap: Alerta a ocorrência de algum evento.
Todas as PDUs possuem os mesmos formatos, exceto o Trap.
Tabela demonstrativa das PDUs, Exceto Trap.
Em relação aos códigos de Erro.
Em relação ao Trap.
Sobre a Segurança.
A segurança do SNMP é muito limitada, como se tratava da primeira versão não estava aprimorado a parte de segurança que se poia ser resumida em um conceito e uma tecnologia.
Para empresas de pequeno porte, podiam achar a segurança do SNMPv1 suficiente, mais para redes grandes que englobam toda uma infra estrutura como a de Organizações importantes, essa versão deixou a