Ciências
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação criado para transportar informações de gerência de rede entre os dispositivos gerenciados e os sistemas de gestão de redes, ele possibilita que administradores de rede gerenciem o desempenho da uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos como roteadores, switches, dispositivos wireless e servidores.
Os administradores de redes conseguem visualizar o status atual da rede, manter um histórico de atividades, bem como receber avisos de forma imediata para ajudar na resolução de problemas.
A primeira versão do SNMP foi adotada como padrão em 1989 e quatro anos depois teve uma atualização para a versão 2. O SNMPv2 (versão 2) fornece gerenciamento de rede centralizado e distribuído incluindo aprimoramentos na sua estrutura e gerenciamento. Ambas as versões 1 e 2 do SNMP não são seguras.
O SNMPv3 (versão 3), foi criado para solucionar as questões de segurança, fornecendo acesso seguro às informações de gerenciamento por meio de autenticação e criptografia de pacotes.
Embora os recursos do SNMP sejam potentes para lidar com questões que envolvem o gerenciamento de redes heterogêneas o SNMP é um protocolo simples, com finalidade única: Transportar as informações de gerenciamento.
A topologia de uma rede gerenciada por meio de SNMP inclui 03 (três) elementos:
Dispositivos Gerenciados: São os dispositivos da rede que serão gerenciados e que possuem suporte ao protocolo SNMP, exemplo: roteadores, switches, dispositivos wireless, servidores entre outros.
Agentes: Módulos de software que armazenam informações dos dispositivos gerenciados (roteadores, switches...) em uma base de informações altamente estruturada conhecida como MIBs. Em um roteador você pode ler a quantidade de pacotes que passam por uma interface, estes dados são armazenados pelos agentes em uma base local (MIBs) dentro do próprio roteador. Estes agentes também podem