Exercícios de arquitetura
Redes são normalmente formadas por partes complexas de hardware e software que interagem umas com as outras. Esse é um ambiente propício para defeitos, configurações inadequadas, utilização em excesso de recursos, quebras inesperadas e outras falhas que podem comprometer o seu funcionamento e, assim, de qualquer serviço oferecido. O objetivo geral da gerência é manter a rede em funcionamento (“viva”).
2) Por que é difícil gerenciar redes?
É difícil a tarefa de gerenciamento pois as redes são normalmente formadas por partes complexas de hardware e software. Nesse ambiente heterogêneo é preciso especificar regras que permitam Monitorar e Controlar os diversos dispositivos existentes, da forma mais transparente possível.
3) Quais as Áreas Funcionais de Gerência OSI e seus objetivos?
Gerência do Desempenho: Quantificar, medir, informar, analisar e controlar o desempenho de diferentes componentes da rede.
Gerência de Falhas: Registrar, detectar e reagir às condições de falha na rede.
Gerência da Contabilização: Especificar, registrar e controlar o acesso de usuários e dispositivos aos recursos de rede.
Gerência da Configuração: Identificar quais dispositivos fazem parte da rede e suas configurações de hardware e software.
Gerência da Segurança: Controlar o acesso aos recursos da rede de acordo com alguma política; Distribuição de chaves e certificações; Implementação de firewalls 4) Descreva a Arquitetura do SNMPv1.
A arquitetura é formada, basicamente, por um conjunto de agentes e, ao menos um gerente (ou monitor). Cada agente controla um conjunto de objetos contendo as informações gerenciáveis. Esses objetos, normalmente, dizem respeito as diferentes características de um mesmo equipamento ou dispositivo. Os agentes não se comunicam entre si, essa comunicação é realizada apenas com o gerente que, normalmente, possui uma interface
(aplicativo de monitoramento) de acesso.
5) O que é a SMI? Para que serve?
SMI