mimese
Tamara Grigorowitschs
Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Mas quando um poeta moderno diz que para cada um existe uma imagem em cuja contemplação o mundo inteiro submerge, para quantas pessoas essa imagem não se levanta de uma velha caixa de brinquedos?
Walter Benjamim, (1913-1932) 2002, p. 102
Quais são os possíveis significados do jogo infantil? O que diferencia o jogar adulto do jogar na infância? O jogo desempenha um papel na construção da identidade na infância e na inserção das crianças no mundo social? Que papel é esse?
O intuito deste artigo é apresentar uma abordagem sociológica dessas questões que revele a importância do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância. Lanço mão de autores clássicos que refletiram a respeito dos processos de formação do self no jogo infantil, como Walter
Benjamin ([1929-1936] 1985, [1932-1933] 1987,
[1913-1932] 2002) e George Herbert Mead ([1934]
1952), e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf (1992, 1998) – autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Na segunda parte do artigo, como forma de en iquecer o debate teórico sobre o assunto, r analiso duas imagens presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de Walter Benjamin, que retratam de forma autobiográfica o papel do jogo para a formação do self na infância.
230
Jogo infantil como problema sociológico
O engajamento das crianças no jogo parece ser algo universal em qualquer período histórico do qual se tenha informações; já a percepção do jogo infantil como uma ação específica e digna de investigação possui origens variadas. Em Platão aparecem as pri ei m ras observações de que se tem conhecimento sobre o jogar infantil e suas relações com a vida em sociedade, nas quais o jogo desempenharia um