Ia A mímese humana
Apesar da inteligência artificial, de termo AI, tenha sido definida primeiramente em 1956, os percursores de Hal-9000, Robby o robô, o proteus IV, e o C3PO e o R2D2 podem ser encontrados nas comedias dos filmes populares na primeira década do século vinte, tal como a The Mechanical Statue e The Ingenious Servant (1907, dir.Stuart J. Blackman), e The
Rubber Man (1909, dir. Sigmund Lubin).
Nos primeiros anos , Robby o robô, centra-se em um homem mecânico que fica fora de controle, um tema que vem sido abordado até os dias de hoje. Com o aparecimento de mais filmes de ficção cientifica nos anos 50, a época foi chamada de “idade dourada da ficção cientifica” e para muitos a ideia era otimista e positiva, mas com o avanço tecnológico, imaginado, nasceu uma ameaça ou principio dela para o constante crescimento do campo da inteligência artificial.
Em 1999 foi lançado o filme “O homem bicentenário” em que o robô Andew é programado para as três leis da robótica, para poder realizar tarefas domesticas simples, mas ele desenvolve sentimentos. Mas o filme que trouxe realmente o AI para o consciente público foi o 2001: A Space Odyssey (1968),dirigido por Stanley Kubrick. O computador HAL-9000 supostamente infalível que controla a nave espacial eventualmente mata assassina um astronauta e depois é desativado por outro astronauta através da remoção das suas placas de memória. As atitudes cinemáticas para com o avanço da tecnologia nos anos 80 podem ser melhor descritas como esquizofrénicas .
Nestes filmes os avanços da tecnologia desenhados para servir a humanidade acabam por ameaçar. Na outra mão, nos anos 80 viram-se uma série de comédias românticas em que entravam robôs e computadores, em que a tecnologia era tudo menos uma ameaça:
Heartbeeps (1981), Electric Dreams(1984), Short Circuit (1986), e Making Mr. Right (1987).
A.I -Inteligência Artificial ( 2001), quando não combatem o homem, os robôs são apresentados no cinema como sendo seres imperfeitos,