Filosofia - Questões sobre Platão
1526 palavras
7 páginas
“A educação promovida pelo Estado deveria, segundo Platão, ser igual para todos até os 20 anos, quando dar-se-ia o primeiro corte identificando as pessoas que, por possuírem ‘alma de bronze’, têm a sensibilidade grosseira e por isto devem se dedicar à agricultura, ao artesanato e ao comércio. Estes cuidariam da subsistência da cidade. Os outros continuariam os estudos por mais dez anos, até o segundo corte. Aqueles que tivessem a ‘alma de prata’ e a virtude da coragem essencial aos guerreiros constituiriam a guarda do Estado, os soldados que cuidariam da defesa da cidade. Os mais notáveis, que sobrariam desses cortes, por terem a ‘alma de ouro’, seriam instruídos na arte de pensar a dois, ou seja, na arte de dialogar. Estudariam filosofia, que eleva a alma até o conhecimento mais puro e é a fonte de toda verdade. Aos cinquenta anos, aqueles que passassem com sucesso pela série de provas estariam aptos a ser admitidos no corpo supremo dos magistrados. Caberia a eles o governo da cidade, o exercício do poder, pois apenas eles teriam a ciência da política.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1993. p. 193. Marque (V) para verdadeiro e (F) para Falso. De acordo com o texto, para Platão:
(V) os indivíduos que tivessem sensibilidade grosseira, segundo o texto, seriam educados para formar a classe produtora.
(V) os mais notáveis entre os cidadãos deveriam ser instruídos na arte de dialogar e viriam a se tornar magistrados ou governantes.
(F) o modelo de educação deveria contemplar as vontades e desejos de cada cidadão e não suas inclinações naturais.
(V) os cidadãos que tivessem a virtude da coragem seriam selecionados para compor a classe guerreira.
Para Platão, as três classes sociais corresponderiam diretamente aos três aspectos essenciais da alma humana. Acerca dessa relação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Arraste as letras da coluna à esquerda até a coluna da direita. Se