O mito da caverna
PABLO AUGUSTO SOARES DUTRA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
São Paulo-SP
2014
Origem da Filosofia
A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia que significa sabedoria ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.
A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a. c), e ganhou especial sentindo com Pitágoras(aproximadamente em 463 a. c).
A filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando a verdade, porém, sem se considerar uma verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.
Ela se distingue de outras vertentes de conhecimento como a Mitologia Grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada em termo de métodos às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos práticos como fundamentos, uma vez que a filosofia não se atém(não sendo descartada essa hipótese) a experimentos. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.
A origem da filosofia como ciências, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI a. c, na Grécia Antiga, que é chamada ”O berço da filosofia Ocidental”.
Os primeiros pensadores chamados de filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que na época, concentravam seus esforços em tentar responder racionalmente as questões da realidade humana.
Numa época em que praticamente tudo era explicado através da mitologia e da ação de deuses, esses pensadores buscavam, em pensamentos lógicos e racionais, explicar qual a