Atletismo - Saltos
- Objectivos e descrição da técnica correcta para cada fase;
- Imagens da execução técnica correcta;
- Erros técnicos da observação da execução do salto de um colega e consequentemente sugestões de correcção dos erros observados.
Salto em Altura
Actualmente, o estilo utilizado é o Flop onde o atleta passa primeiro com os ombros, com a face voltada para cima, e em seguida com o resto do corpo. Mas antes de realçar a realização da técnica correcta quero relatar factores físicos muito importantes e evidenciados por atletas de salto em altura como a força de impulsão, sentido rítmico, capacidade de reacção, flexibilidade e destreza. Durante a técnica do salto em comprimento existem várias fases: corrida de balanço, impulsão, transposição da fasquia e queda. fig. 1 fig.2 fig.3 fig. 4
Corrida de Balanço fig.1 – corrida em linha recta, ritmo progressivo, depois corrida em curva; movimentar os braços, técnica de balanço simultâneo ou alternado, efectuar uma inclinação para o centro da curva de corrida (para dentro), e elevar a bacia.
Impulsão fig.2 – apoio do pé de impulsão sobre o calcanhar, elevação da perna de balanço afastando-a da fasquia, rotação voltando as costas para a fasquia, extensão de impulsão explosiva, elevação dos braços com fixação final.
Transposição da fasquia fig.3 – descida da perna de balanço, elevação da bacia, colocação dos braços junto ao tronco.
Queda fig.4 – extensão da articulação do joelho, flexão da articulação coxo-femural, queda sobre toda a superfície das costas e por final afastamento das pernas.
Execução do salto por um colega fig.1 fig.2 fig.3