microcirculação
CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
DOCENTE: JADER MICROCIRCULAÇÃO RAVENA CRISTIAN SANTANA ARAÚJO FLORIANO OUTUBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Microcirculação são as funções dos menores vasos sanguíneos, os capilares e os vasos linfáticos vizinhos. Os capilares são o local da troca de nutrientes e de dejetos metabólicos nos tecidos, assim o local de troca de líquido entre os compartimentos vascular e intersticial. O sangue é entregue aos leitos capilares através das arteríolas. Os capilares emergem nas vênulas, que transportam o sangue dos tecidos para as veias. Os capilares são o local da troca de nutrientes, de dejetos metabólicos e líquido(CONSTANZO, 2004).
O sangue flui em um circuito fechado entre o coração e os órgãos. As artérias transportam sangue do coração para todo o organismo. As arteríolas regulam a quantidade de sangue que flui através de cada órgão. Os capilares são o local no qual os materiais são efetivamente trocados entre o sangue e as células dos tecidos ao redor. As veias retornam sangue do nível do tecido de volta ao coração (SHERWOOD, LAURALEE, 2011).
O grau de constrição ou relaxamento das arteríolas aferente de modo marcante o fluxo de sangue para os capilares (além de determinar a RPT). Os próprios capilares são ramos das metarteríolas; uma faixa de músculo liso, chamada de esfíncteres pré-capilares, precede as capilares. Os esfíncteres pré-capilares funcionam como “interruptores”: ao se abrirem ou se fecharem, esses interruptores determinam o fluxo (CONSTANZO, 2004).
O objetivo da prática realizada no dia 11/10/2014, no laboratório de fisiologia da Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF dos experimentos que se seguem foi demonstrar o