Prática de microcirculação
Coordenação de Biomedicina
Disciplina: Fisiologia Profª: Franciléia N. Albino C.
Microcirculação
OUTUBRO
2012
FACULDADE TECNOLÓGICA DE TERESINA – CET
Coordenação de Biomedicina
Disciplina: Fisiologia Profª: Franciléia N. Albino C.
Microcirculação
José Arnaldo
Eulálio Rodrigues
Halleck Cavalcante
Ithala Rosana
Jardel Dantas
Francisco Rodrigues
Maik Araújo
OUTUBRO 2012
INTRODUÇÂO
Os vasos que compõem a microcirculação são as arteríolas, meta-arteríolas , capilares e vênulas. As arteríolas são vasos de paredes espessas, compostas principalmente de musculatura lisa, e de diâmetro interno reduzido. As duas principais funções das arteríolas dizem respeito a estas duas características. Isto é, o reduzido diâmetro das arteríolas, faz com que estas ofereçam considerável resistência ao fluxo sanguíneo, diminuindo, com isto a pressão sanguínea e a velocidade de fluxo sanguíneo, a nível dos capilares, para que ali ocorram as trocas metabólicas.
Por outro lado, a grande quantidade de musculatura de suas paredes, a qual está sob controle fisiológico estreito (local e extrínseco), faz com que as arteríolas funcionem como os principais responsáveis pelo padrão de distribuição do fluxo sanguíneo local.
As arteríolas dão origem aos canais preferenciais ou meta-arteríolas, os quais apresentam sua parede apenas parcialmente circundada de musculatura lisa. As meta-arteríolas unem as arteríolas às vênulas. Das meta-arteríolas, e em ângulo reto, se originam os capilares verdadeiros. Os capilares apresentam, em sua origem, um anel de musculatura lisa, denominado esfíncter pré-capilar. O fluxo sanguíneo através do capilar é regulado pelo grau de atividade contrátil do esfíncter pré-capilar. Quando os esfíncteres pré-capilares estão dilatados, o calibre dos capilares é de, aproximadamente, 6 um
Os estímulos fisiológicos que determinam contração de arteríolas, causam também contração de meta-arteríolas e de