microcirculação
CURSO: MEDICINA--3ºPeríodo
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA MEDICINA
MICROCIRCULACÃO
Teresina – PI
INTRODUÇÃO
A circulação e a distribuição dos líquidos orgânicos são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático. As artérias conduzem sangue aos tecidos; na Microcirculação ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração, que o movimenta continuamente; cabendo aos vasos linfáticos reabsorção do excesso de liquido filtrado na Microcirculação. Na Microcirculação ocorre à função mais objetiva da circulação, o transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção dos produtos de excreção das células (GAYTON, 1997).
As pequenas arteríolas controlam o fluxo sanguíneo para cada área tecidual, e condições locais nos próprios tecidos controlam, por sua vez, o diâmetro das arteríolas. Assim, cada tecido controla, na maioria dos casos, seu próprio fluxo sanguíneo em relação às suas necessidades. Por meio de experimentos com um conta-gotas, vai se verificar a ação dos vasos ao microscópio diante da aplicação de adrenalina, acetilcolina, atropina e ringer, respectivamente.
Contudo, o presente relatório tem o objetivo único de demonstrar o aspecto da rede vascular de uma microrregião de trocas metabólicas.
MATERIAIS E MÉTODOS
O primeiro procedimento experimental foi a anestesia e preparo do animal.O sapo, animal em experimento, foi segurado com a mão esquerda de um aluno que deprimindo a cabeça do animal com os II° e III° quirodáctilos, localizou a linha mediana do dorso da articulação atlo-occiptal e introduziu neste ponto uma agulha de seringa de 1 ml, para a aplicação do anestésico (0,5 ml de Xilocaína 2%) no canal vertebral. Em seguida após fixar o animal em decúbito dorsal na prancha de cortiça, foi feita uma pequena incisão lateral no abdome expondo cerca de 5 cm de intestino delgado ( Anexo 1).