Graduando
A circulação e a distribuição dos líquidos orgânicos são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático. As artérias conduzem sangue aos tecidos. Na Microcirculação é onde ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração, que o movimenta continuamente; cabendo aos vasos linfáticos reabsorção do excesso de liquido filtrado na Microcirculação. Na Microcirculação ocorre à função mais objetiva da circulação, o transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção dos produtos de excreção das células. (GAYTON, 1997)
Essa prática teve como objetivo demonstrar aspectos da rede vascular em uma microrregião de trocas metabólicas.
2. Material e Métodos
2.1 Material * Ringer * Adrenalina * Algodão * Microscópio Óptico * Sapo * Prancha de cortiça * Alfinetes
2.2Métodos O inicio da pratica, deu- se com a anestesia no animal e fixndo-o na prancha de cortiça em decúbito dorsal, onde foi deito um pequena incisão lateral no abdome expondo em seguida 5 cm de intestino delgado (como mostra na figura 1); Em seguida prendemos a alça intestinal do animal com a ajuda de alguns alfinetes em uma prancha com orifício em seu bordo, adaptamos o conjunto na platina do microscópio, e observou –se e desenhou-se os vasos mesentéricos com s objetiva de menor aumento, foi identificado a:arteríola, metarateríolas, capilares e vênulas. Depois foi colocado uma gota de adrenalina no mesentério sob a objetiva e observamos o aumento da velocidade do fluxo sanguíneo, lavamos o mesentério com a ajuda de algumas gotas de Ringer, colocamos em seguida uma gota de acetilcolina no mesentério, e notamos a diminuição a velocidade do sangue. Depois, lavamos novamente o mesentério com algumas gotas do Ringer e colocamos uma gota de atropina no animal.
3. Resultados * Ação da adrenalina ao ser colocada no mesentério na objetiva Pulsatilidade do fluxo | Aumentou | Sentido do fluxo |