OBSERVAÇÃO DA CÉLULA EPITELIAL DA MUCOSA BUCAL
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Biologia
Campus I – Campina Grande
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas Componente Curricular: Biologia Celular
Professor (a): Karina Saraiva
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01
OBSERVAÇÃO DA CÉLULA EPITELIAL DA MUCOSA BUCAL
NADJA MARIA
Campina Grande
18/09/2014
INTRODUÇÃO
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula), outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares, ou seja, formado por um conjunto de células.
Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
Microscópio óptico. Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalentes. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis. A luz é muito importante nesse processo. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV, produzidos com lentes suficientemente poderosas para observar bactérias minúsculas.
A observação de células da mucosa oral em microscópio óptico é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: citoplasma e núcleo.
OBJETIVOS
Este trabalho experimental tem como objetivo principal a observação das células epiteliais presentes na mucosa bucal através de um microscópio ótico, a fim de tornar mais amplo assim como prático, o conhecimento a cerca de sua morfologia.
MATERIAL E MÉTODOS
Palheta de madeira;
Material da mucosa;
Lâmina;
Gotas de corante azul de metileno;
Água;
Detergente;
Papel;
Microscópio óptico.
Primeiramente