micro empresa
ENGENHARIA CIVIL
WANDO DA SILVA COSTA
O Papel dos governos no fomento a atividade produtiva de pequeno porte
Várzea Grande 26/03/13
Resumo.
Este trabalho tem por objetivo explanar um pouco sobre a pequena e micro empresa, mostrando a sua importância na cadeia produtiva e no âmbito social. Também é necessário se mostrar neste texto os problemas e soluções para essas empresas e a importância de um estado presente no fomento dessas empresas, tanto no âmbito econômico através de linhas de créditos, de uma política tributária eficiente para que não sufoque o micro empresário, e o estimulo através de treinamentos para sanar as necessidades das atividades empreendedoras.
Se faz necessário comentar sobre o SEBRAE que tem uma ótima ferramenta para agregar valor as atividades das pequenas empresas brasileiras pois o seu principal objetivo como instituição é instrumentalizar e capacitar os pequenos empresários para obterem as condições necessárias para crescerem e acompanharem o ritmo de uma economia aberta e competitiva.
Introdução
As pequenas e médias empresas (MPEs) são fundamentais para promover o crescimento econômico, criar empregos e renda e melhorar as condições de vida da população. Os indicadores desse segmento empresarial demonstram sua importância na economia, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
A contribuição das MPEs é reconhecida principalmente na capilaridade que estes negócios propiciam e na absorção de mão de obra, inclusive aquela com maior dificuldade de inserção no mercado, como jovens em busca pelo primeiro emprego e as pessoas com mais de 40 anos. As pequenas empresas também são capazes de dinamizar a economia dos municípios e bairros das grandes metrópoles.
“Pequenas empresas são o sustentáculo de uma economia em qualquer lugar do mundo. São elas que agregam valor a produtos e serviços”, afirma o diretor executivo do Centro de