micro empresas
Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo
A quantitative analysis of the premature mortality of small companies in the city of São Paulo
Luis Fernando Filardi Ferreira1
Fábio Lotti Oliva2
Silvio Aparecido dos Santos2
Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi2
Afonso Carneiro Lima2
Resumo: O vigor da economia de vários países tem origem no sucesso de pequenas empresas. No Brasil, o Estado de
São Paulo concentra mais da metade das empresas brasileiras de pequeno porte. Assim sendo, estudos sobre o sucesso ou o insucesso de micro e pequenas empresas têm sua relevância enaltecida. Este estudo busca apresentar uma análise quantitativa e qualitativa sobre os fatores associados à mortalidade precoce das micro e pequenas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com os gestores de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo que encerraram suas atividades. Para análise quantitativa da amostra, que apresenta representatividade estatística, utilizou-se de técnicas de análise multivariada. Como principal resultado, pode-se destacar que os fatores associados à mortalidade são preponderantemente de natureza estratégica, o que contraria o senso comum que professa a insuficiência de recursos como principal motivador da falência das pequenas empresas. Tal resultado tem importância para orientar as políticas públicas, os empreendedores e as agências de fomento para a formulação de suas estratégias no sentido do desenvolvimento de competências administrativas para o sucesso das micro e pequenas empresas brasileiras.
Palavras-chave: Criação de empresas. Empreendedor. Empreendedorismo. Micro e pequenas empresas. Mortalidade de empresas.
Abstract: The economic vigor of many countries is due to the success of small businesses. In Brazil, Sao Paulo state concentrates more than half of Brazilian small businesses. Therefore, studies dealing with high or low performance
of