Micro empresas
AS MICRO EMPRESAS E SUA IMPORTANCIA NA ECONOMIA BRASILEIRA .
Introdução
As pequenas empresas, são de grande importância na economia nacional tanto por absorver grande parte da mão de obra do país, quanto por representar uma das formas de resistência da população a crescente concentração de riquezas que aumenta o abismo que se estabelece entre as diferentes classes sociais, receberam, com a constituição de 1988, proteção expressa, que culminou com a criação ESTATUDO DAS MICRO EMPRESAS e das EMPRESAS DE PEQUENO PORTE e a criação de cada vez mais mecanismos de incentivo ao crescimento dos pequenos negócios.
Isso provocou uma rentabilidade e maior giro no capital do mercado interno, provocando um maior aquecimento na indústria e a existência de concorrência, no memento em que surgiu. Traz a carta magna, em seu texto:
“Art.170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
(...) IX tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no país”. E no art.179 o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, com o fim de dar incentivos e simplificar sua administração, facilitar seu desenvolvimento e racionalizar a tributação incidente sobre estas empresas brasileiras. Para falar sobre a micro empresa precisamos entender:
• Quando e como surgiram as primeiras micro empresas?
• O que é uma micro empresa?
• As principais leis que regem a micro empresa.
• A Importância da micro empresa para a economia brasileira
1.Quando e como surgiram as primeiras micro empresas
A etimologia do vocábulo empresa afirmaria sua noção de meio para o desenvolvimento de uma atividade. Entre os italianos do século XIV existia o termo empresa