Analises de Custos
INTRODUÇÃO
O setor da construção civil, atualmente, é um dos grandes responsáveis pela disposição de lixo na natureza, sendo este depositado irregularmente em rios e vias públicas, poluindo a paisagem urbana e, desta forma, prejudicando o desenvolvimento da sociedade, infra-estrutura e qualidade de vida urbana.
Entretanto, essa realidade poderá ser revertida através da conscientização, coleta seletiva e reciclagem dos resíduos, ou seja, dando tratamento especial aos resíduos de obras. No Brasil, a primeira experiência de coleta seletiva ocorreu em 1985 no estado do Rio de Janeiro, e se desenvolveu em outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ganhando destaque como os programas em parceria com os catadores.
De acordo com IBGE (2001) foi feito um levantamento e constatou que a geração de resíduos teve um crescimento relevante, três vezes maior que o índice anterior. A situação é agravada pelo fato de que a maior parte desses resíduos é disposta inadequadamente em lixões a céu aberto e em aterros que não atendem às normas de engenharia sanitária e ambiental. A disposição inadequada do lixo causa a poluição do ar, da água e do solo, além de impactos sociais e de saúde na população.
Diante desse cenário, sugeriu-se este tema: “Análise de Custo na Atividade de Coleta Seletiva de Lixo na Construção Civil”, e foi realizada uma pesquisa na Eco Ambiental.
Partindo desta presunção, buscou-se possíveis soluções ao problema que gira da seguinte