Metáfora da Máquina e Metáfora do Organismo
Internacionalização: atuação das empresas em alguns países
Globalização: atuação das empresas globalmente, adaptando somente seus produtos para cada localidade, porem mantendo sua id, imagem, alterando somente seu modelo de competição para com seus concorrentes no mercado local; não muda assim sua estrutura.
Para que os resultados da globalização sejam positivos, as empresas têm de ter uma cultura organizacional – as organizações devem reconhecer o papel ativo dos seus funcionários na construção da identidade da organizacional e, no desenvolvimento de boas experiências compartilhadas entre si. – bem feita e consequentemente um público forte.
Estratégia de globalização envolve:
- o n° de países em que atua;
- quantidade de padronização de seus produtos;
Estratégia multidoméstica:
- empresas que começam a globalizar
Crescimentos das organizações:
Vertical:
- crescimento realizado de baixo pra cima de uma organização, através da globalização de seus produtos; MAIOR estratégia GLOBAL e MENOR “ MULTIDOM’’ (sofre poucas adaptações pois há uma padronização global de seus produtos – ex: Louis Vitton
Horizontal:
- crescimento de cima pra baixo, MAIOR estratégia MULTI’’ e MENOR GLOBAL; + adaptações – mais lenta - de padronização local (maior dificuldade de adaptação); empresa global-geográfica quanto mais valor local melhor (tendo controle da sua marca para isso a empresa tem que passar a id da marca bem clara para seu consumidor. Ex:
Diagonal:
- empresa matricial; a organização faz algumas adaptações dentro de algo que já é muito padronizado; ex: NASA (só muda o grupo de cada projeto)
TIPOS DE EMPRESAS:
- Transnacional: é uma empresa que ultrapassa os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior, através de filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, sendo controlada por sua matriz no país de origem da empresa. independência financeira adaptação geográfica indep. de suas matrizes