Semeando palmeiras
Em primeiro lugar é preciso observar que as sementes de palmeiras perdem o poder de germinação rapidamente. Por isso, devemos ter cuidado ao armazená-las e semear o quanto antes.
Abaixo reproduzo um guia de semeadura idealizado pelo viveirista Carlos Kettermann , da CKAgrícola, http://www.ckagricola.com/, de quem adquiri excelentes sementes de jussara e real.
..........................................................
INSTRUÇÕES DE PLANTIO A PARTIR DE SEMENTES DESPOLPADAS
Se desejar guardar as sementes por algum tempo poderá fazê-lo mantendo-as imersas em água corrente ou que seja frequentemente renovada.
Para germinar, colocar as sementes em local ( que pode ser escuro - não depende de luz até germinar) em que a temperatura fique permanentemente, ou a maior parte possível do tempo entre 21 e 26 graus celsius.
Atenção: Em locais muito frios ( Rio Grande do Sul, por exemplo), no inverno, é recomendável o uso de estufa ou outro meio que mantenha a temperatura das sementes na germinação
As sementes deverão ficar permanentemente úmidas ( não encharcadas - só levemente umidas). Para se conseguir isso, colocá-las em um recipiente que contenha um substrato ( o mais inerte possível - nenhum adubo). Deverão ficar imersas nesse substrato cobertas no máximo 1 cm.
O substrato mais utilizado é a areia limpa e lavada ( normalmente areia fina de rios) em que não seja recolhida de locais que haja trânsito ou qualquer tipo de contaminação.
Após as sementes imersas no substrato, pulverize, ou se tiver drenagem, regue, uma ou duas vezes ao dia, de maneira que se mantenham úmidas.
Existem diversos outros tipos de substratos ou meios de germinação que lhe poderão até ser mais fáceis.
É importante manter permanentemente duas coisas: Temperatura adequada e umidade ( não pode encharcar). Dentro disso, tudo é válido.
Dependendo da umidade e da temperatura em que ficarem envolvidas, levarão em torno de 30 - 45 dias para germinarem.
Após germinarem, ao atingirem