Semiotica
SEMIÓTICA
A TEORIA SEMIÓTICA
Conceito de Semiótica
Semiótica (do grego semeion = signo)
Semiótica é a ciência que estuda os signos, ou seja, as linguagens.
Linguagem é tudo aquilo que comunica algo, fala, modo de se vestir, escrita, gestos entre tantos outros.
A Semiótica de Peirce
Charles Sanders Peirce foi o fundador da semiótica, do pragmatismo, além de ser considerado um dos maiores lógicos, matemáticos e filósofos da ciência de todos os tempos. Peirce nasceu nos Estados Unidos e veio de uma família de intelectuais, por isso desde pequeno se interessava muito pelos estudos, principalmente de lógica e de ciências. Por isso devido a esse interesse Pierce descobriu uma nova ciência,a ciência da lógica ou semiótica.
Pierce dividiu os signos em três tipos: índice, ícone e símbolo.
Ícone é tudo que representa algo através da semelhança. Ex: não é necessário qualquer tipo de treino especial para identificar uma fotografia de um gato.Basta já ter visto um gato.
Outros exemplos de ícones são: fotografias, desenhos, representações figuradas, estátuas, filmes,etc… Índice é tudo que indica algo quer nos induz a pensar naquilo.Como pela experiência vemos um e outro juntos, passamos a estabelecer uma associação de uma coisa a outra. Exemplo: pegadas na areia nos induz a pensar que alguém passou por ali. Nuvens negras indicam chuva.
Mais tarde Peirce iria subdividir essas categorias em 66 tipos de classificaçao.
A semiótica de Pierce foi uma das descobertas mais brilhante da história da humanidade,e a sua teoria é uma importante ferramenta na comunicação e na vida em geral.Entretanto Pierce nunca foi reconhecido pela sociedade estudiosa de sua época, morrendo na miséria.
Análise sob o ponto de vista semiótico do site da LG.
1958
A LG Electronics foi fundada como Lucky
Goldstar em 1958,na
Coréia do Sul, e desde o início tem guiado o caminho para a era digital avançada, graças ao conhecimento tecnológico adquirido pela fabricação de diversos produtos.