Metodos de treinamento
E-learning
Processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou internet e em que o professor, se existir, está a distância, utilizando a internet como meio de comunicação podendo existir sessões presenciais intermediárias.
Demonstração
É o método pelo qual o instrutor procura mostrar ao treinando como fazer determinada operação, tarefa, ou como funciona determinado equipamento.É a teoria posta na prática.Nesse método o instrutor executa detalhadamente uma determinada operação, fazendo com que o treinando repita os seus passos, de modo que ela fique clara e compreendida.
Interinidade
É um método que permite ao treinador assumir, interinamente , determinados cargos que lhe permitem vivenciar certas tarefas, como por exemplo: planejar, tomar decisões, controlar, liderar pessoas e projetos etc.
Instrução Programada
É um método de treinamento individualizado, utilizado especialmente na aquisição de conhecimentos básicos e limitados.O feedback ao treinando e a adequação do ritmo da aprendizagem às características de cada treinando constituem características fundamentais desse método de treinamento.
Coaching
É um método individualizado de treinamento/desenvolvimento pelo qual o funcionário passa a ter na figura do seu gestor imediato um “conselheiro”, um orientador, uma espécie de tutor.Esse método está orientado para o aprimoramento de tarefas, de habilidades.É um método de curto prazo.
Mentoring
É um apoio off-line(fora da linha hierárquica) de uma pessoa para transições significativas, em conhecimentos, trabalho ou modo de pensar.
Job Rotation
É um método de treinamento individualizado.O rodízio consiste numa sequência de estágios em atividades diferentes , é utilizado tanto no treinamento operacional como no administrativo.
Benchmarking
A visita técnica consiste em se programarem visitas de funcionários(treinandos) a profissionais de outras empresas, que exerçam