Métodos de treinamento
Segundo Hernandes Junior (2000), a necessidade de o homem organizar métodos de treinamento surgiu da propensão natural da humanidade para realizar jogos onde pudessem ser aferidas as habilidades dos contendores.
FUNÇÕES E ATIVIDADES: Preparação física: preparação neuro-muscular; preparação orgânica (cardiovascular e pulmonar); periodização do treinamento.
Preparação técnico-tática: preparação técnica e tática; controle direto dos atletas. Técnica: conjunto de procedimentos e conhecimentos capazes de propiciar a execução de uma atividade específica, de complexidade variável, com o mínimo de desgaste e o máximo de sucesso. Preparação técnica é o conjunto de atividades e ensinamentos que o atleta assimila, visando à execução do movimento desportivo com um máximo de eficiência e com um mínimo de esforço.
Tática é a arte de dispor nossos recursos (atletas, técnicos, recursos materiais, por exemplo) de maneira a explorar ao máximo os pontos fracos dos adversários, ao mesmo tempo em que se minimizam as nossas deficiências. Preparação tática é o conjunto de procedimentos que irá assegurar ao atleta ou à equipe a utilização dos princípios técnicos mais adequados a cada situação da competição ou do adversário.
Preparação médica consiste em planejar e fiscalizar a alimentação; promover a profilaxia e recuperação de doenças e lesões; prevenir acidentes através da inspeção de locais e materiais de treinamento; realizar testes, exames e controles; prevenir a aplicação de cargas d trabalho excessivas.
Preparação psicológica psicodiagnóstico; socialização dos atletas; abordagens psicológicas individuais; regulagem e controle do estresse e