Métodos de treinamento
Os programas de treinamento cardiopulmonar, orientados pelas qualidades físicas visadas, podem compreender diversos métodos de trabalho, como os métodos contínuos nos quais há aplicação de cargas contínuas, os métodos intervalados que são os que compreendem as cargas intervaladas, os métodos fracionados nos quais as cargas são divididas em módulos, métodos em circuito onde sutem efeito pela aplicação de cargas e os métodos adaptativos onde quando se utiliza outro fator estressante além do exercício.
Os métodos serão escolhidos também em função da periodização do treinamento. Durante a fase básica do período de preparação, quando a ênfase é sobre o volume do trabalho, dar-se-á preferência à utilização dos métodos contínuos e ou fracionados. Por outro lado, durante a fase especifica, o treinamento deverá enfatizar a intensidade, onde os métodos escolhidos serão os intervalados ou em circuito.
Os métodos contínuos são as que envolvem a aplicação de cargas contínuas caracterizadas pelo predomínio do volume sobre a intensidade e propiciam basicamente o desenvolvimento da resistência aeróbica. Existem alguns métodos de treinamento contínuos dentre os quais os mais importantes são o cerutty, o marathon-training, o cross-promenade, o aeróbico, o zona-alvo, fartlek e corrida contínua.
O Método Cerutty é um treinamento para corrida de meio-fundo e fundo, realizado em contato com a natureza (dunas, praias, bosques, campos, estradas), de grande volume e grande intensidade. Na fase básica da preparação deverão ser percorridos 150 km, na fase específica 100 km semanais com duração de 40 a 120 minutos por sessão sendo três sessões diárias e a sobrecarga é aplicada tanto no volume quanto na intensidade. A divisão do método é feita em quatro componentes principais, que seria o de Fortalecimento utilizando-se de subidas em dunas e corridas contra o vento e subidas de morros em velocidade máxima, o de Condicionamento buscar o máximo da quilometragem