Métodos de treinamentos
1 - SISTEMA DE SÉRIE ÚNICA
Nesse modo de treinamento, apenas uma série é executada em cada exercício na sessão. Esse método consiste no uso de cargas de alta intensidade associadas à poucas repetições com intervalo de 5 minutos. A mais popular, conhecida e recomendada das séries para o desenvolvimento e condicionamento músculo esquelético, são as que se encontram entre 8 até 12 repetições por série até a fadiga volitiva. Esse método também pode proporcionar resultados efetivos no aumento da força e na alteração da composição corporal, com sessões de curta duração e otimização do tempo de treinamento, porém, não é considerado o melhor método quando se objetiva os melhores ganhos possíveis de força e hipertrofia muscular.
2 – SISTEMA DE SÉRIES MÚLTIPLAS
Este método de treinamento envolve todas as formas existentes de múltiplas séries à serem realizadas como as de mesma carga, de cargas variáveis, com ou sem variação no número de repetições por séries executadas, também com todas, algumas ou mesmo nenhuma série que alcance a fadiga voluntária. O método mais convencional é o de 2 a 3 séries de aquecimento com progressão da carga seguido de séries múltiplas com a mesma resistência imposta. O uso desse método sem nenhuma alteração dentre suas variáveis e por um longo período, leva o praticante à uma estabilização em um platô evolutivo, sendo assim, a periodização e a variação dentro deste formato se torna mais interessante para uma progressiva evolução nos ganhos de força e volume muscular.
3 – SISTEMA DE CIRCUITO
Esse modo de treino usa de séries de exercícios de forças executados de forma sucessiva, fazendo o uso de intervalos com o tempo mínimo de 15 a 30 segundos, em meio a séries compostas de 10 a 15 repetições e com aproximadamente de 40% a 60% de 1RM. Utiliza-se de vários circuitos de exercícios, onde, caso seja realizada uma série de cada exercício deve-se denominar como "sistema de circuito expresso". Também