Métodos de treinamento
Os métodos de treinamento são as diferentes formas de como os exercícios podem ser realizados. Basicamente o exercício pode ser realizado de forma contínua ou intervalada.
Método Contínuo (ou Método da Duração): possui a característica de desenvolvimento de resistência aeróbia, pois utiliza grandes volumes de treino, baixa intensidade e ausência de intervalos. De acordo com o comportamento da Freqüência Cardíaca, o método contínuo pode ser dividido em:
▪ Método Contínuo Constante – esta forma procura manter a Intensidade durante toda a realização do Exercício. Por exemplo, caminhar 30 minutos mantendo a intensidade a 140 bpm do início ao final da atividade.
▪ Método Contínuo Crescente – apresenta aumento progressivo na Intensidade. Iniciando-se uma corrida de 40 minutos com 120 bpm, aumentando-se 10 bpm a cada 5 minutos.
▪ Método Contínuo Crescente / Decrescente – apresenta regressão de Intensidade. Inicia-se o exercício em uma bicicleta ergométrica com 180 bpm, diminuindo 10 bpm a cada 10 minutos, até atingir 130 bpm, totalizando 50 minutos de atividade. Nesta forma de execução, a Intensidade, durante a corrida na esteira aumenta desde o início gradativamente e, em 30 minutos passa de 150 para 180 bpm. Na seqüência, diminui de 180 bpm para 150 bpm, até completar mais 15 minutos.
▪ Método Contínuo Decrescente / Crescente – nessa forma de execução, a Intensidade diramte a natação é diminuída gradativamente desde o início, passando, em 20 minutos, de 160 para 120 bpm. Na seqüência, aumenta também de forma gradativa de 120 a 160 bpm até completar mais 20 minutos.
▪ Método Contínuo Variativo I – nesse método, a carga varia constantemente, podendo-se, na bicicleta ergométrica, alterar o peso ou a velocidade e, na corrida em esteira, a velocidade ou a inclinação a cada 1 e 2 minutos.
▪ Método Contínuo Variativo II – nesse método a carga também varia constantemente. Exemplos dessa variação de intensidade (freqüência cardíaca) são