Metodologias de Ensino
As Tendências pedagógicas dentro da Educação são: Pedagogias Liberais Tradicionais; Pedagogias Progressistas; Teorias Críticas e não Críticas, sendo: as não críticas: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista. As críticas englobam Teoria Crítico-Reprodutivista, Teoria do Sistema de Ensino como violência Simbólica, Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado e a Teoria da Escola Dualista. A educação reprodutora exibe como atua a educação na sociedade, sendo um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo, cuja função principal é a reprodução do Sistema Social.
A escola deve procurar soluções para efetivar a equiparação de oportunidades para todos, onde todas as pessoas, com necessidades especiais ou não, busquem seu desenvolvimento e possam exercer a cidadania. No dia a dia o educador interfere na aprendizagem do aluno, ajudando-o a desenvolver sua compreensão da realidade para que possa alcançar capacidade crítica, não preconceituosa e participativa onde está inserido. O caminho da aprendizagem e descoberta é amplo, onde o professor aprende com o aluno e o aluno aprende mais ainda com o educador pelo fato da preparação, qualificação e experiência adquirida com os estudos e com a vivência.
Exemplo de interferência: Alguns alunos, por viverem em um ambiente de drogas, brigas, roubo e prostituição, pensam que isso é normal e que a vida só tem isso a oferecer, mas a escola e os professores tem a oportunidade de mostrar que eles podem e devem ter uma vivencia diferente e que a vida desregrada não