Metas
Ao que tudo indica o Brasil não conseguirá atingir todas as metas até 2015, apesar de alguns objetivos alcançados falta muito para que se possa chegar ao ideal, o tempo ainda é curto para tantas mudanças.
Um dos objetivos de universalizar o ensino básico de meninos e meninas foi praticamente alcançado, porém em regiões mais pobres as taxas de frequências ainda são mais baixas, a qualidade de ensino muitas vezes não é o que deveria sendo muito abaixo do que se esperava.
Baseadas em pesquisas recentes em relação à mulher no mercado de trabalho, houve uma evolução elas já estudam mais que os homens, porem recebem menos do que eles trabalhando nas mesmas funções e a luta por uma chance de emprego é bem menor.
Uns dos mais difíceis objetivos a serem alcançados são ligados à área de saúde, existe uma desigualdade enorme nesse setor onde crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, sendo necessárias mudanças, investimentos, construção de modernos hospitais, investimento em tecnologia e pesquisas, para que as pessoas pobres tenha um serviço de melhor qualidade, reduzindo assim a mortalidade de mães e crianças.
Com tudo nos casos de doenças como a AIDS já houve uma estabilização, graças às campanhas de prevenções, e de garantir o direito das pessoas infectadas.
Acabar com a fome e miséria é considerado um objetivo muito longe de ser alcançado, porém não é impossível. Vários programas governamentais estão em curso a fim de atingir essa meta, diversos oportunidades de empregos vem surgindo e o que falta mesmo é a de mão de obra qualificada, portanto está nas mãos de cada um garantir um futuro digno.
A preocupação da sociedade com a qualidade de vida e o meio ambiente sustentável hoje é muito maior, grandes empresas estão desenvolvendo projetos e trabalhos dedicados ao meio ambiente. Com isso o país já conseguiu