Dá para viver de graça?
O artigo nos apresenta um assunto que gera diferentes opiniões, diferentes pontos de vista, se não vejamos: Dá para viver de graça? Eu acredito que eu possa viver de graça, a isso deve custar a alguém, alguém está pagando por isso, quem vive de graça é só o favorecido, então nesse meio rola uma contradição e, falando em contradição, o que é o freeganismo? Pessoas que optam por viver sem trabalho, que encontram maneiras de viver fora de recursos econômicos, se utilizam de desperdícios e bens descartados, bem como casas abandonadas e terrenos vagos, eles fazem de tudo para não compactuar com o desperdício... Se tiverem que comer do lixo, lá estão eles.
Eu respeito às formas das pessoas pensarem e agirem e até entendo que o propósito seja correto, mas a maneira que se utilizam para fazer isso não é das melhores. Se eles julgam ser correto esse modo de vida, que sigam fazendo isso e sejam felizes, mas que é impactante isso é sim.
Eu costumo sempre falar que todas as teorias ou movimentos levantados fazem um pouco de sentido, uns mais e outros menos, mas fazem. Vivemos no século XXI e pensar em viver dessa maneira foge da rota, mas é muito interessante ver essa luta deles contra tudo e contra todos, enfim...
Eu defendo que o mundo já está devastado e isso não começou agora, isso vem desde a revolução industrial. Nós temos que colaborar com a tal da sustentabilidade, reciclagem, plantação de árvores, evitar o desperdício, investir em tecnologia para auxiliar dar uma qualidade de vida melhor às pessoas, sem ferir a natureza e o ambiente em geral.
Samuel R. dosSantos
Gestão Financeira
Unisinos - 2013