a correlação de salvação com atitude ética
ALUNO: SANDRO ROGÉRIO CORDEIRO.
DISCIPLINA: EXPOSIÇÃO DAS PASTORAIS.
PROF: Pr. CLAUDIONOR.
EXPOSIÇÃO SOBRE TITO CAPITULO 2. 11-14
A CORRELAÇÃO ENTRE SALVAÇÃO E ATITIDE ÉTICA.
CARUARU 2014
EXPOSIÇÃO
Trabalho realizado por Sandro Rogério cordeiro, como exigência de avaliação na disciplina de exposição Das pastorais, pelo Seminário Teológico Evangélico Congregacional, sob orientação do professor, Pr Claudionor..
CARUARU 2014
Essa é uma das cartas pastorais escrita pelo apóstolo Paulo a Tito, que foi um dos companheiros de viagem e também companheiro em pró da causa do evangelho (2 Co 8.23). Ele se encontrava em Creta, que era uma ilha no mar mediterrâneo na Grécia, isso entre 64-66. Ao escrever essa carta, Paulo visa fortalecer a autoridade pastoral de Tito a fim de que pudesse vencera forte oposição herética que ali se levantara (1.5; 2.15. 3.9). Além disso, fornecer valiosas orientações referentes ao exercício de uma fé autentica, bem como instruir Tito em como lidar com os falsos mestres que ali também já haviam chegado, e tentaram minar os ensinos dos apóstolos.
Interessante que essa epístola mesmo sendo breve, composta de 3 capítulos. Todavia, constitui uma carta com extraordinárias orientações William Macdonald faz uma citação de Martinho Lutero em seu comentário sobre Tito que diz o seguinte: “é uma breve epístola, mas apresenta exemplo tão perfeito da doutrina cristã e é redigida com tanta perícia que contém todo o necessário para o conhecimento e a vida cristã”. Acredito que ele tem razão, pois as recomendações entradas aqui servem para a igreja de Deus, como também para aqueles que exercem o episcopado. Warren W. Wiersbe da a seguinte ênfase sobre essa carta:
Nessa breve carta, a repetição de algumas palavras ajuda-nos a entender o peso que estava no coração de Paulo. Observe que, acima de tudo, ele enfatiza as