Fichamento - a ideologia da europa pré-capitalista
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SAULO CORREIA DO NASCIMENTO
A IDEOLOGIA DA EUROPA PRÉ-CAPITALISTA
ECONOMIA POLÍTICA
RIBEIRA DO POMBAL – BA
2012
SAULO CORREIA DO NASCIMENTO
A IDEOLOGIA DA EUROPA PRÉ-CAPITALISTA
ECONOMIA POLÍTICA
Fichamento apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Dom Luiz, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Economia Política..
Orientador(a): Maurílio Dias
RIBEIRA DO POMBAL – BA
2012
HUNT, E. K. / SHERMAN, Howard. J. História do Pensamento Econômico, 22ª Ed. Petrópolis, Editora Vozes, 2005.
A IDEOLOGIA DA EUROPA PRÉ-CAPITALISTA
“(...) A divisão de trabalho e a acumulação de instrumentos de trabalho (ou capital), em quantidade cada vez maior e de qualidade cada vez melhor, possibilitaram ao homem ampliar extraordinariamente seu poder sobre a natureza, bem como desenvolver seu potencial para produzir e satisfazer as necessidades materiais de vida.” (p. 9)
“(...) Nos primeiro tempo, provavelmente, essa diferenciação tinha um caráter exclusivamente funcional: quando a produtividade ainda era baixa, todos os membros da sociedade viviam próximos ao nível de subsistência, inexistindo classes sociais ou diferenciações hierárquicas.” (p.9)
“(...) A diferenciação hierárquica de seus membros em classes obedecia a razões econômicas: os que trabalhavam pertenciam geralmente as classes mais baixas; os que se livravam do fardo do trabalho comum pertenciam a classe mais alta.(...).” (p. 10)
“’(...) Filósofos brilhantes como Platão e Aristóteles, afirmavam que a escravidão era um fenômeno “natural”, único sistema possível e que sua existência seria eterna. Segundo esses filósofos, certos homens e mulheres nasciam para ser escravos: eram intrinsecamente inferiores. Outros, dotados de qualidades superiores desde berço,