Teologia
Seminário Teológico
Prof. Herbert A. Pereira
P RINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
“Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,... para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;..., a fim de que,..., possais compreender,..., e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus...”
(Efésios 3:14-20)
“Aquele que busca conhecimento, com o propósito de se exibir para as pessoas, torna-se sinônimo de vaidade. Aquele que busca conhecimento, com o intuito de ensinar outras pessoas, torna-se sinônimo de amor. Mas aquele que busca conhecimento, visando aplicar o conhecimento adquirido em sua própria vida, torna-se sinônimo de sabedoria.” (Pr. Richard Baxter, autor do livro 'O Pastor Aprovado')
PROLEGÔMENOS
1. ETIMOLOGIA
Teologia. Do grego
(Theós = Deus) +
(Lógos = revelação; palavra; discurso; doutrina;
raciocínio). O termo significa, literalmente, “uma palavra sobre Deus”.
2. DEFINIÇÕES
Teologia é o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa.
Teologia é a atenção que dedicamos a Deus, nossa tentativa de conhecê-Lo conforme é revelado nas
Sagradas Escrituras e em Jesus Cristo. É a revelação e a compreensão acerca de Deus. Em outras palavras, é a ciência de Deus e Suas relações com o universo.
3. A NATUREZA DA TEOLOGIA
3.1. Teologia x Ética. A ética é o padrão do que é certo ou errado. Ela trata dos nossos deveres para com os homens, e dos nossos deveres para com Deus (submissão voluntária). A teologia contém muito mais do que aquilo que pertence à ética cristã. Ela inclui também as doutrinas da trindade, criação, providência, a queda, a encarnação, redenção e escatologia.
Seminário Teológico
Apostila 01
Princípios Fundamentais
Autor: Herbert A. Pereira